A Revolução das mulheres em marcha nos Estados Unidos

 


Por La Marx Mujeres (Argentina) -  25 de junho de 2022

Tradução: América Muñoz Riveros 

A revolução das mulheres e dos setores mais oprimidos, é uma luta permanente contra o sistema capitalista e suas instituições retrógradas, que pretendem abolir nossas conquistas. Não vamos recuar nenhum milímetro sequer.

Repudiamos a nefasta decisão da conservadora Corte Suprema dos Estados Unidos, que revogou nesta última sexta-feira 24 de junho, a decisão Roe vs Wade, que consagra o direito, conquista arrancada pela revolução das mulheres, desde 1973.

Jane Roe é o pseudônimo de Norma McCorvey, que tinha 22 anos, estava solteira, desempregada e grávida pela terceira vez em 1969, quando buscou abortar no Texas. Henry Wade era o procurador distrital responsável de fazer cumprir a lei desse estado, que proibia o aborto. McCorvey processa o procurador Wade. Em 22 de janeiro de 1973, a Corte Suprema considerou que esta lei era inconstitucional e decidiu que o direito constitucional a privacidade era “o suficiente amplo para incluir a decisão de uma mulher se desejava ou não interromper sua gravidez”. Quando o mais alto tribunal tinha decidido a seu favor, McCorvey tinha dado a luz a uma menina, que deu em adoção. A partir dessa decisão, os estados já não podiam aprovar leis que negassem o aborto as mulheres.

 Mobilização Roe vs Wade no Estados Unidos 1973

Esta Corte coloca em prática a apresentação feita pelo juiz conservador Samuel Alito, de colocar fim a um direito que beneficiou por décadas a livre decisão das mulheres a interromper voluntariamente sua gravidez.

Através desta patética decisão judicial, cada estado pode atuar para proibir a interrupção voluntária da gravidez. A anulação do caso Roe tenta limitar o acesso ao aborto legal seguro e gratuito, que foi aplicado em forma imediata nas franjas de Sul a Oeste de Estados Unidos.

Ao longo dos anos, os governos capitalistas e suas instituições têm tentado, em várias oportunidades reverter nossas conquistas e não tem conseguido, porque a revolução das mulheres explodiu e se aprofunda em cada região, em cada estado, país e o mundo. Não há como voltar atrás.

Mobilização contra a decisão nos Estados Unidos em 2022

Diante desta medida, milhões de mulheres massivamente se concentram nas principais praças de Nova York, Brooklyn e outros estados, A revolução das mulheres se expande em todo o mundo, se massifica e se radicaliza, com impressionantes mobilizações temos tomado as ruas, levantando palavras de ordem e reivindicações, contra o sistema capitalista e patriarcal.

Nosso principal inimigo é o capitalismo e o patriarcado, que com métodos abusivos e opressivos contra a mulher, nos exploram, a serviço dos interesses do capital. Nossa estratégia é a destruição do sistema capitalista e instaurar o Socialismo a nível Mundial.

A partir do Novo PST/La Marx, chamamos a organizar e mobilizar todas as mulheres do mundo, contra a nefasta decisão da Corte burguesa e conservadora dos Estados Unidos, pela exigência do aborto legal seguro e gratuito, separação de Igreja e estado e abolição do sistema de prostituição, pela abolição do sistema patriarcal e capitalista.


Comentários

Postagens mais visitadas