25 N: DIA DE IR ÀS RUAS CONTRA A VIOLÊNCIA À MULHER!
Por Rebeca Monteiro
O 25 de novembro é uma mobilização mundial contra a violência às mulheres. No Mundo, o feminicídio também é uma pandemia que mata as mulheres e foi intensificada com o isolamento social durante a COVID-19 em virtude da manutenção das mulheres 24h presas com seus agressores e abusadores. Segundo levantamento da OMS ( Organização Mundial de Saúde), 01 em cada 03 mulheres no mundo já foram vítimas de violência física ou sexual.A violência contra a mulher tem origem nessa sociedade patriarcal e machista que oprime as mulheres e delega aos homens o poder sobre a nossa vida e o nosso corpo, agravando-se no sistema capitalista que utiliza do machismo para aumentar a exploração e garantir negócios bilionários.
Um exemplo é a prostituição e o tráfico de mulheres que geram lucro aos capitalistas. De acordo com o relatório da Organização Internacional de Migração estima-se que 4 milhões de mulheres e meninas são exploradas na prostituição ou forçadas a se casar, por intermédio do Tráfico de Pessoas, o que representaria um negócio que lucra de 7 a 10 milhões de dólares.
Diante desse cenário catastrófico, os governos capitalistas colaboram com a opressão à mulher, adotando medidas insuficientes e apoiando a impunidade. Por isso, a violência só aumenta. No Brasil, a cada 06 horas e meia ocorre um feminicídio, com as mulheres negras representando mais de 60% das vítimas, e são essas mulheres que além de enfrentar o machismo, ainda sofrem com o racismo institucional, assim, existem centenas de relatos de mulheres negras que são maltratadas nas delegacias durante a denúncia contra os seus agressores.
O governo Bolsonaro endossa o machismo e o genocídio das mulheres ao adotar um discurso abertamente machista e chamar a defesa da vida das mulheres de “mi mi mi”. Não é por acaso que recentemente a Política Nacional de Segurança Pública aprovada em seu governo ignora completamente as mulheres em seu programa e se omite de qualquer medida para assegurar a vida de mulheres e meninas.
Não podemos depender de nenhum governo capitalista para assegurar as nossas vidas, é por isso que o dia 25 de novembro é mais uma data para irmos às ruas, no mundo todo, lutar contra o machismo e o capitalismo, pelo fim do assédio e da violência, exigindo justiça para as vítimas!
Pelo fim da violência contra as Mulheres! Chega de Impunidade!
Justiça para Marielle Franco!
Justiça para Mariana Ferrer! Fim do ASSÉDIO!
Pelo fim das redes de tráfico de Mulheres e Crianças! Pela abolição da prostituição!
*Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Comentários
Postar um comentário